terça-feira, 6 de outubro de 2009

As pesquisas políticas tem real valor?


As pesquisas políticas tem real valor?



Se tem uma qualidade que admiro nos formadores de opinião, dentre os quais não me incluo, e nos blogueiros, é a coerência e a busca pela verdade. O motivo que me leva a escrever sobre o assunto é a publicação da pesquisa feita pelo IBOPE (quem?) encomendada pela RBS (quem?) e divulgada no último fim de semana. Antes de discorrer sobre a tal pesquisa quero lembrar uma abordagem anterior feita pelo mesmo instituto, sobre a intenção de votos para a presidência e sobre a opinião de seu presidente, Sr. Carlos Augusto Montenegro (ex-presidente do Botafogo). Esta pesquisa apontou o pré candidato José Serra como preferido dos entrevistados nas intenções de voto para a Presidência da República. Também o sr. Montenegro havia dado uma entrevista ou emitido um press release comentando que os resultados de pesquisas eleitorais realizadas em até um ano antes do pleito refletem o resultado que sairão das urnas. Os dois, a pesquisa e o ex presidente do Botafogo, foram atacados pela quase totalidade dos ótimos blogueiros que ainda procuram refletir a verdade e a coerência, levantando reiteradas suspeitas contra os dois.
Pois bastou que o monopólio de comunicação da família Sirotski publicasse uma pesquisa que mostrou, no meu modo de entender, o reflexo da opinião pública, para que os mesmos blogueiros (não todos, é bom que se diga) que atacaram o IBOPE e sua idoneidade, se valessem dela para reforçar seus argumentos contra a já combalida e cada vez mais isolada des-governadora e ré tucana Yeda Crusius.
Comecei este post falando de coerência e busca pela verdade e vou fechá-lo tentando entender se as pesquisas do IBOPE são ou não confiáveis ou se podemos confiar apenas no "Postulado de Ricúpero" que diz "...o que é bom a gente fatura e o que é ruim a gente esconde..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog reflete a opinião apenas do "blogueiro" não espelhando preferência ou identificação de qualquer outra pessoa ou organização do seu relacionamento. Não serão toleradas ofensas pessoais, palavras de baixo calão, comentários preconceituosos que visem cercear a liberdade de opinião.