sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A "crise" cristã







A "crise" cristã

Na ausência de uma crise inventada em redações ou de um novo factóide para atacar o governo, a direita manipuladora da Band e da Globo e adjacências está tentando criar uma crise de conotação religiosa por conta de uma declaração do presidente Lula ao Kennedy Alencar, da folha de SP. Disse Lula que se Jesus Cristo vivesse no Brasil contemporâneo teria que fazer aliança até com Judas para manter a governabilidade. Imediatamente foi convocado um representante da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), no caso o secretário-geral, dom Dimas Lara Barbosa, para distorcer o real sentido da metáfora presidencial e tentar dar credibilidade ao desespero direitista conservador. Já a senadora "criacionista" Marina Silva (PV-AC) classificou, nesta quarta-feira, a declaração do presidente como uma "metáfora infeliz".
Percebam, caros leitores, a malícia contida nesta crise de laboratório. Os principais conflitos, belicosos ou não, que acontecem ao redor do mundo tem fundamento religioso. O Brasil, apesar de ser um estado laico tem uma maioria de cidadãos que se declara oficialmente como católica. Ao juntar a preferência religiosa da maioria com a crítica de um representante da igreja, a midia conservadora tenta jogar um componente religioso-explosivo no colo do presidente. Quase conseguiu, não fossem as contradições representadas pelos declarantes. Vejamos:
1 - Segundo a história oficial, milhões de judeus foram executados na segunda guerra mundial. Qual foi a postura da Igreja Católica? A covarde neutralidade com viés de simpatia ao movimento nazista.
2 - A senadora Marina Silva (PV-AC), recentemente aderiu a uma representação política que é satélite do PSDB, partido conhecido por ter vendido o Brasil ao capital internacional e ter quebrado o País por três vezes seguidas e consecutivas.
Qual a credibilidade destes já que carregam consigo as contradições acima?

Se na metáfora religiosa, Judas é visto como alguém sem caráter e que vendeu Cristo por dinheiro, existe diferença entre a postura histórica da Igreja Católica e a da senadora vira casaca com a de Judas?
Se o presidente Lula teve Marina como aliada e mantém relações de proximidade com a Igreja Católica, não se pode inferir que ele já se aliou com os "judas" citados?
Será que o que incomodou tanto esta gente na citação de Lula foi a carapuça que ele jogou para cima e que os conservadores alienadores prontamente vestiram?

De qualquer maneira, a mídia direitista não conseguiu, de novo e mais uma vez, embaçar a popularidade do presidente Lula, pois quando ele fala como gente do povo, mais ele se identifica com as pessoas reais e mais distante fica daqueles seres abúlicos e amorfos que habitam as redações daquela que se chama de grande imprensa.

Um comentário:

  1. Esse pessoal nunca leu a bíblia??
    Ó povo ignorante!
    Judas era discípulo de Jesus. Logo, Jesus foi aliado de Judas e vice-versa. Depois no final Judas o traiu.
    Recentemente:
    Marina era ministra de Lula. Logo, Lula tinha como aliado Marina e vice-versa. Depois no final Marina o traiu.

    ResponderExcluir

Este blog reflete a opinião apenas do "blogueiro" não espelhando preferência ou identificação de qualquer outra pessoa ou organização do seu relacionamento. Não serão toleradas ofensas pessoais, palavras de baixo calão, comentários preconceituosos que visem cercear a liberdade de opinião.