terça-feira, 30 de junho de 2009

Mantega: Serra impede queda maior de preços em SP

Atualizado em 29 de junho de 2009 às 21:50 | Publicado em 29 de junho de 2009 às 16:50

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, nesta segunda-feira, durante solenidade no Itamarati, em Brasília, novas medidas de combate à crise e estímulo ao crescimento. Cerca de 70 itens de bens de capital terão redução de IPI até 31 de dezembro de 2009. O ministro também anunciou a prorrogação das desonerações para veículos, produtos da linha branca, material de construção, motos, trigo, farinha e pão francês, além da redução da TJLP e do custo de empréstimos da União para o BNDES.

Para os produtos da linha branca, a redução do IPI foi estendida até 31 de outubro. O IPI reduzido para automóveis valerá até 30 de setembro, com retorno gradual para as alíquotas anteriores em três meses. Para caminhões, o prazo foi prorrogado por mais seis meses, valendo até 31 de dezembro. A prorrogação da desoneração do IPI sobre materiais de construção será de seis meses, até 31 de dezembro de 2009.

As motos terão a redução de PIS-COFINS prorrogada por mais seis meses e o trigo, farinha de trigo e pão francês permanecem com a contribuição reduzida até 31 de dezembro de 2010. O total da renúncia fiscal estimada para 2009 com as novas medidas é de R$ 3,342 bilhões.

Mantega, porém, criticou alguns governadores que se aproveitaram da redução do IPI promovida pelo governo federal para fazer substituição tributária. Entre eles, o de São Paulo. Em consequência, as empresas não puderam repassar totalmente aos produtos a diminuição dos tributos e os preços não caíram o quanto poderiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog reflete a opinião apenas do "blogueiro" não espelhando preferência ou identificação de qualquer outra pessoa ou organização do seu relacionamento. Não serão toleradas ofensas pessoais, palavras de baixo calão, comentários preconceituosos que visem cercear a liberdade de opinião.